quarta-feira, 7 de maio de 2014

Videos Históricos Parte I - Treinamento para Concurso de Ordem Unida / 2009


Especialidade de Sementes Avançada - Respondida



1. Completar a especialidade Sementes.

2. Identificar a partir de desenhos, e conhecer o propósito de cada uma das seguintes partes de uma semente: endosperma, radícula, gêmula e micrópila.
Endosperma - O fruto em si, sem a semente é chamado de pericarpo, dividido em 3: endocarpo (parte interna), mesocarpo e epicarpo
Radícula - pequena raiz do embrião das plantas
Gêmula - pequena gema, espécie de corpo reprodutor
Micrópila - orifício canicular que se encontra no ápice do óvulo das plantas e é formado pela abertura dos tegumentos

3. Saber várias diferenças entre a semente monocotiledônea e dicotiledônea.
Monocotiledônea - planta da classe das Angiospermas, caracterizada pela existência de um só cotilédone no embrião. Não tem raiz primária, possui nervuras paralelas, flores trímeras, folhas invaginantes ou completas, com feixes vasculares dispersos. Ex. milho, arroz, banana, capim, etc.
Dicotiledônea - raiz axial, estrutura secundária, feixes vasculares em círculo, folhas pecioladas com nervura penadas, folhas pentâmeras, etc. Dividem-se em arquiclamídeas  e metaclamídeas. Ex. feijão e rosa

4. Explicar os propósitos e utilidades de um aparato para testar as sementes. Testar a germinação de cem sementes de uma planta silvestre e cem sementes de uma planta doméstica. Relatar os resultados de cada teste.
NOTA – O teste das sementes pode ser feito com o processo chamado de “boneca-de-pano”. Realize os testes e faça o relatório de suas conclusões pessoais.

5. Qual a diferença entre uma semente e um esporo?
Semente - estrutura que conduz o embrião
Esporo - célula reprodutora capaz de germinar, dando novo indivíduo.

6. Ter em sua coleção, quatro tipos de sementes para cada duas famílias de plantas de sua escolha, demonstrando a semelhança entre as sementes de plantas da mesma família.
NOTA - A pergunta se refere a família. Lembre-se da classificação de Lineu que consiste no seguinte:
Reino - Filo - Classe - Ordem - Família - Gênero - Espécie
Sabendo disso, procure colher sementes diversificadamente.

7. Escrever ou apresentar oralmente, duas lições que podemos aprender das sementes. Você poderá encontrar as informações que procura no livro Parábolas de Jesus, pág. 33 a 89.
NOTA – São cinco capítulos escritos pela profetisa Ellen White, o primeiro fala sobre a parábola do semeador e os capítulos seguintes descrevem algumas lições importantes para a nossa vida. Boa leitura!

8. Fazer uma coleção de 60 tipos de sementes, 45 das quais você mesmo tenha encontrado. Classificar cada uma delas com o nome, data e local em que a encontrou. As sementes podem ser coladas em papel cartão, ou colocadas em frascos transparentes.
Item prático.

Especialidade de Sementes - Respondida


1. Qual o principal objetivo de uma semente?
Perpetuar a espécie

2. Que alimentos foram dados primeiramente ao homem no Jardim do Éden?
Frutos da terra

3. Identificar a partir de uma semente, ou desenho da mesma, e saber o propósito de cada uma destas partes da uma semente: tegumento, cotilédone e embrião (germe).
Tegumento - capa protetora
Cotiledone - alimento inicial
Embrião - material genético, que carrega as informações de uma nova planta igual a anterior

4. Conhecer quatro diferentes métodos pelos quais as sementes se espalham pela planta. Mencionar três tipos de plantas que espalham suas sementes por cada método.
Vento: dente-de-leão
Água: vitória-régia
Pássaros:flores em geral
Morcegos: framboesa
Insetos: flores em geral
Homem: diversas, como o trigo e a soja

5. Conhecer dez tipos de sementes que usamos como alimento.
Arroz, feijão, soja, amendoim, grão-de-bico, lentilha, castanha, ervilha, trigo, aveia e milho.

6. Conhecer cinco tipos de sementes que são usadas como fonte de óleo.
Soja, girassol, oliva, arroz e milho.

7. Conhecer cinco tipos de sementes que são usadas como condimentos.
Coloral, pimenta, baunilha, entre outras.

8. Que condições são necessárias para uma semente brotar?
Ela pode germinar no escuro, se alimentando do cotilédone (alimento inicial da planta), mas não pode crescer sem o sol, fonte de fotossíntese, que promover as trocas necessárias para que ela cresça e vire uma planta normal.